O que é Coworking? E como funciona esse modelo?

O coworking é uma tendência crescente no mundo empresarial que oferece aos trabalhadores independentes e pequenas empresas uma alternativa ao trabalho em casa ou em escritórios alugados tradicionais.

O que é Coworking?

Em um espaço de coworking, os profissionais podem se reunir e trabalhar juntos, compartilhando recursos e ideias, enquanto mantêm sua independência e flexibilidade.

Os espaços de coworking geralmente incluem instalações como mesas, cadeiras, internet de alta velocidade e, em alguns casos, até salas de reunião e videoconferência. Alguns também oferecem serviços adicionais, como administração de escritório, recepção e até mesmo café e lanches.

Os benefícios do coworking incluem aumento da produtividade, interação social e networking, além de economia de custos, já que os trabalhadores independentes e pequenas empresas podem compartilhar os custos de instalações e recursos. Também é uma opção para aqueles que se sentem isolados trabalhando em casa ou que procuram um ambiente mais profissional.

Além disso, muitos espaços de coworking também promovem eventos e workshops para ajudar os profissionais a se conectarem e aprenderem uns com os outros, o que pode ser particularmente valioso para aqueles que trabalham sozinhos.

Enquanto o coworking é uma tendência relativamente nova, ele está rapidamente se tornando uma opção cada vez mais popular para muitos profissionais. Se você é um trabalhador independente ou dirige uma pequena empresa e está procurando uma alternativa ao trabalho em casa ou em um escritório alugado tradicional, o coworking pode ser uma excelente opção a ser considerada.

E como funciona o coworking?

É muito simples. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e recebe, também, serviços e facilidades como recepção, internet, estrutura física, como auditório, sala de reuniões e estacionamento. Tudo depende do que você precisa – há, no mercado, planos por hora, por mês e, até, anuais.

Mas será que o coworking é uma boa opção para o seu negócio?

Com um movimento em ascensão com esse, não há limitação para o tipo de atividade. Muito comum entre pequenos negócios de TI, de comunicação e de profissionais como advogados, arquitetos, coaches, engenheiros, designers, há vários coworkings temáticos sendo criados no Brasil.  Tanto você pode buscar empresas da mesma área e somar forças, quanto de áreas totalmente distintas para compartilhar serviços. As possibilidades são muitas. Arregace as mangas!

Coworking e escritório virtual são a mesma coisa?

Podemos dizer que o escritório virtual é um dos serviços oferecidos no coworking. Nessa modalidade, você conta com atendimento telefônico, recebimento e gerenciamento de recados e correspondências, endereço físico e endereço fiscal. Já no coworking, além desses benefícios, você conta com uma estrutura física que está incluída no seu plano, como uso de internet, energia, água, recepcionista e, o grande diferencial, o contato com profissionais de outros serviços ou segmentos em um mesmo ambiente. Isso, só o coworking oferece!

E quais os serviços oferecidos pelo coworking?

Como já vimos neste texto, esse movimento vem crescendo e há várias modalidades sendo oferecidas no mercado. Vale a pena pesquisar e verificar qual a que mais se ajusta a sua necessidade. Entretanto, na Villa Urbana oferecemos:

1. Salas privativas

Você vai encontrar vários que oferecem salas privativas. Elas podem ser úteis caso você necessite de um ambiente reservado para atender seus clientes ou para pequenas empresas, que precisem de espaço para  abrigar de três a cinco funcionários.

2. Estacionamento

Com sorte, você pode encontrar um coworking bem perto da sua casa. Mas se não for o caso, há vários que oferecem estacionamento próprio, que pode ser útil para a visita do seu cliente, também.

3. Internet

É quase chover no molhado, dizer que você precisa verificar se a Internet oferecida é de qualidade. A maior parte dos coworkings têm esse cuidado, mas se você trabalha com arquivos pesados, como vídeos, por exemplo, não custa checar.

4. Escritório Virtual

Como já vimos neste texto, a maior parte dos coworkings oferece o serviço de escritório virtual. Com ele, você vai ter o gerenciamento de ligações, correspondência e recados, endereço físico e fiscal.

5. Estações Compartilhadas

Especialmente se a sua empresa é apenas você, a grande mesa compartilhada será uma grande experiência para interação com os demais profissionais do escritório.

6. Recepção

Nada como ser recebido com um sorriso. Sem precisar contratar ninguém, no coworking você e seus clientes serão bem recebidos. Na recepção, também, serão gerenciadas suas correspondências e ligações.

7. Estrutura física

Com tantas ofertas no mercado, procure um coworking cuja estrutura física combine com o jeito da sua empresa. Verifique se o ambiente é acolhedor, confortável e se é organizado como você gostaria para lhe atender e aos seus clientes.

8. Salas de reunião

As reuniões presenciais ou virtuais são uma realidade em todo o tipo de atividade. Para isso, verifique se há um espaço reservado, com mesas, cadeiras e monitor para projeção de apresentações. Você e seus clientes ficarão muito mais à vontade se houver esse cuidado com o resguardo de informações e que favoreçam o clima de confiança.

09. Espaços de convivência

Muitas vezes, as melhores ideias surgem de uma conversa descompromissada entre um cafezinho e outro. As áreas de convivência são espaços comuns, compartilhados por todos os usuários do coworking. É um local para ficar à vontade, bater um papo e, até, fazer um happy-hour com os colegas na sexta-feira.

10. Impressoras

Mesmo que, cada vez mais, o compromisso com a sustentabilidade do planeta nos faça pensar muito antes de imprimir um documento, às vezes, é inevitável. Quando esse for o caso, é bom que o coworking ofereça boas impressoras para serem compartilhadas.

E, afinal, o coworking é uma boa opção?

Bem, até aqui, já vimos que muita dor de cabeça e tempo serão poupados com a opção pelo coworking. Você precisa definir qual lhe atende melhor. E ponto. Contas como água, telefone, internet, energia, manutenção do imóvel, equipamentos e materiais estão consideradas no seu plano. Sem falar na burocracia com alvarás e taxas e até com salário de alguns funcionários, como recepcionista, por exemplo. Isso tudo não é mais problema seu. Ponto para o coworking.

O trabalho compartilhado em um coworking pode impactar muito o desenvolvimento da sua empresa. A rede de relacionamentos criada pode oferecer oportunidades de novos negócios e aumentar muito sua perspectiva de crescimento profissional. Mais um ponto para o coworking.

E, claro, se você puxar a calculadora e somar tudo o que você precisaria investir para ter um escritório próprio, você vai somar mais um ponto para o coworking.

Menos dor de cabeça, menos burocracia, menos investimento, mais amigos e uma rede maior de relacionamentos e, ainda, num ambiente bem mais descontraído que o normalmente encontrado nas corporações. Faça uma vista e saiba mais!